Vereadores discutem cobrança do Fundo de Pensão e Aposentadoria de Matriz de Camaragibe

07 de Agosto de 2020

Na sessão desta sexta-feira, 7 de agosto de 2020, vereadores discutiram a proposta de parcelamento de débitos patronais, relativos ao período de janeiro de 2014 a dezembro de 2019 no valor total de pouco mais de R$ 19 mil reais. Na proposta o pagamento seria realizado em 60 parcelas de R$329,71. O recurso será destinado ao Fundo de Pensão e Aposentadoria de Matriz de Camaragibe, Fapen.
Durante o debate sobre o assunto, Leunan Almeida pediu que o jurídico da Câmara analise a matéria detalhadamente, levando em conta que as parcelas não terão valor fixo, além de não terem sido expostas as punições para os responsáveis legais pelo parcelamento. O vereador pediu ainda que fosse aberta uma investigação para saber quem fez a dívida, uma vez que a Câmara vem pagando o Fapen regularmente.
Paulo Bolevard disse que a Câmara não tem responsabilidade sobre a dívida e sim o Fapen, que cometeu um erro de cálculo. Gesiel Evagelista considerou a dívida estranha, e afirmou que todas as contas do Legislativo sempre estiveram em dia.
Silvaneide Bonfim questionou a ausência de documentos que apresentassem um histórico do débito. A vereadora considerou a proposta de parcelamento inadmissível. Amaro Galdino propôs que representantes do Fundo sejam convidados a Câmara para discutir mais detalhes sobre o assunto. O presidente, Antônio dos Santos, decidiu retirar a matéria de pauta e discutir o assunto com o departamento jurídico da Casa.
Ainda durante a sessão, Leunan Almeida fez uma solicitação verbal para que seja realizada uma homenagem póstuma ao fotógrafo Everaldo Mendes, que morreu na madrugada da terça-feira (5), vítima de pneumonia. O vereador informou que vai apresentar Projeto de Lei para nomear a nova praça situada no Povoado da Fusal com o nome do fotógrafo. Evangelista solicitou que fosse enviada uma moção de pesar a família de Mendes, conhecido como Vel. A proposta foi aprovada.