Vereadores aprovam Indicações e recebem Guardas Municipais na Câmara

03 de Março de 2023

Na Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira, 03 de março de 2023, vereadores apresentaram, discutiram e aprovaram Indicações que pedem melhorias na infraestrutura do município.

O presidente, Antônio Policial, apresentou Indicação em que solicita a implantação de ciclovia em toda a margem da AL 105. A proposta é que todo o perímetro do município seja contemplado com ciclovia e área de pedestres, contribuindo com a mobilidade da população.

Gesil Evangelista apresentou e teve aprovação em duas Indicações. Na primeira, o vereador propõe a organização do trânsito de veículos motorizados e não motorizados nas principais ruas do Município.

Na segunda, Evangelista solicita a instalação de câmaras de videomonitoramento nos principais pontos estratégicos na cidade, com objetivo de proteger o cidadão e intimidar ações criminosas. Ambas as Indicações foram elogiadas pelos colegas de parlamento.

Roberto Lins também apresentou duas Indicações. Na primeira, ele pede a implantação de manilhas de concreto no Conjunto Bom Jesus. As famílias do local reclamam da precariedade no local. Na segunda Indicação, Lins solicita a construção de um novo cemitério municipal. Ambas foram aprovadas.

Manuel Almeida apresentou Indicação solicitando a revitalização da lagoa, a reforma da pracinha na antiga rua da Palha e a disponibilização de transporte escolar para alunos da Fazenda Paraíso. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Guarda Municipal presta esclarecimentos por ações de violência

Na Sessão passada, os vereadores deliberaram pela convocação da guarda municipal do município para prestar esclarecimentos sobre o abuso no uso da força para intimidar a população.

De acordo com o Comandante Flávio, todas as ações da Guarda têm o propósito de promover a paz entre os cidadãos, coibir crimes, especialmente os de flagrante delito, além de proteger o patrimônio público. Segundo o Comandante, o contingente tem várias formações técnicas e possui autoridade para exercer as funções na qual estão designados.

Os vereadores comentaram o caso e reafirmaram que mesmo com autorização para atuação em práticas geralmente atribuídas a Polícia Militar, o Legislativo precisa ser informado oficialmente das atribuições oficializadas para acompanhar as demandas do município.

Os vereadores solicitaram que a Câmara envie ofício à Prefeitura para a realização de concurso público para efetivar os agentes, e que sejam exigidos requisitos como formação e qualificações para exercício da função.