Vereadores apresentam Indicações, Pedidos e Providência e convocação da guarda municipal

24 de Fevereiro de 2023

Na segunda Sessão Ordinária realizada no dia 24 de fevereiro de 2023, vereadores da Câmara de Matriz de Camaragibe apreciaram, discutiram e aprovaram pauta da ordem do dia que incluiu Indicação solicitando que a nova ciclovia a ser instalada na Orla Lagunar da cidade receba o nome de Matheus Carvalho, em homenagem ao ciclista matrizense falecido em acidente automobilístico.

A Indicação é de Gesiel Evangelista, após solicitação do grupo de ciclistas “Pedal Matriz”, que esteve presente na primeira Sessão do ano e apresentou ofício pedindo apoio do Legislativo. O vereador destacou a importância da participação social na apresentação de demandas de interesse popular. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Manuel Almeida solicitou verbalmente dois Pedidos de Providência. O primeiro deles pede a revitalização da lagoa situada às margens da rodovia e que é cartão postal do município. A segunda pede a reforma e o ordenamento da praça situada próximo a escola estadual Saturnino de Souza, local que se tornou ponto comercial de barracas e está desordenado.

O vereador pediu que as bancas da feira sejam retiradas do local atual, ao lado da mesma escola Saturnino de Souza. O presidente, Antônio Policial, parabenizou o colega e disse que o local está abandonado e os moradores estão reclamando do mau cheiro e da bagunça deixada.

“Entendemos que os trabalhadores precisam das bancas para comercializar seus produtos, mas a situação está precária e precisa de atenção”, destacou.

Genilda Maria apresentou ofício à Mesa Diretora pedindo que a chefia da guarda municipal do município seja convocada para prestar esclarecimentos sobre o abuso no uso da força para intimidar a população. De acordo com a vereadora, homens agrediram verbal e fisicamente cidadãos do município em diversas ocasiões.

“O artigo 144 define que ações de segurança são exclusivas da força policial. As funções dos guardas municipais envolvem proteção dos bens públicos”, destacou. A medida repercutiu entre os colegas de parlamento, que apoiaram a iniciativa.

Falaram sobre o assunto os vereadores Gesiel Evangelista, Roberto Lins, Ronaldo José, Manuel Almeida. O presidente destacou que vai acionar o responsável pela guarda municipal para detalhar sobre o assunto e destacou que, independente da patente ou posição, agressões gratuitas contra cidadãos não são toleradas sob qualquer circunstância.