Sessão tem aprovações e encaminhamento de demandas para benefício do município

01 de Dezembro de 2023

Na sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, dia 01 de dezembro de 2023, vereadores aprovaram, após emissão de pareceres, proposta de Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de Cidadão Honorário Matrizense ao Sr. Welington Costa da Cruz, professor da rede municipal de ensino que contribui para o fortalecimento da educação e da cultura do município. A matéria é de autoria de Havilá Nascimento.

Aprovada a Indicação de autoria de Roberto Lins, que solicita ao Executivo a construção de um prédio para atender aos usuários do CAPS do município. Em defesa da proposta, o vereador afirmou que esteve no local e destacou a grande demanda da população pelo serviço e a falta de estrutura do centro atual.

Manuel Almeida voltou a falar sobre a falta de fornecimento de água do município, no Conjunto Cícero Cavalcante. O vereador voltou a pedir que a Câmara convoque a empresa Verde para dar explicações pelas cobranças abusivas de taxas de água e esgoto, além de impedir que as famílias tenham poço próprio. Ele pediu ao presidente que em janeiro faça novamente a convocação da empresa e dê os devidos encaminhamentos sobre o assunto.

Em resposta ao colega, o presidente, Antônio Policial, informou que acompanha a situação de perto e tem cobrado das autoridades apoio para avançar na pauta. Policial relembrou que esteve no Ministério Público junto ao vereador Gesiel Evangelista e repassou as informações a promotora de justiça. O presidente afirmou que em janeiro voltará a provocar as autoridades para dar andamento ao assunto, considerando especialmente o sofrimento das famílias que estão com o abastecimento comprometido.

Roberto Lins solicitou Pedido de Providência verbal pedindo ao Executivo providência para a remoção de areia, barro e metralhas espalhados pelas ruas da cidade, em alguns trechos, há entulhos encostados há mais de três meses. Ele também reclamou da colocação das barracas dois dias antes da feira. Ele pediu ainda que seja enviado um ofício cobrando atuação do serviço que recolhe animais que transitam livremente pelas ruas e representam perigo para motoristas e pedestres.

Ronaldo José também comentou sobre a desorganização das barracas da feira. O vereador comentou ainda que ficou chocado com a precariedade do Hospital Regional do Norte, situado na cidade de Porto Calvo. José levou pacientes que não conseguiram atendimento na unidade, que embora possua uma boa estrutura física, não tem nem profissionais e nem insumos necessários para atender a demanda.

Gesiel Evangelista comentou sobre o pagamento do décimo terceiro salário dos funcionários do município. O vereador apelou que caso o prefeito, Fernando Cavalcante, esteja com o caixa baixo, faça uma festa menor e garanta o pagamento do salário dos funcionários do município.