Sessão tem aprovação de Indicações e encaminhamento de demandas

10 de Novembro de 2023

Em Sessão Ordinária realizada nesta sexta-feira, dia 10 de novembro de 2023, vereadores receberam, apreciaram e aprovaram Indicação de autoria de Gesiel Evangelista que solicita ao Executivo para disponibilizar e programar a distribuição de material para aterro destinado as famílias que solicitam o apoio da prefeitura para construção de casas.

Na defesa da proposta, Evangelista destacou que, embora não seja obrigatória, a ação ajuda muito as famílias carentes do município.

Aprovada ainda a Indicação de Manuel Alemida que solicita ao Executivo a promoção de eventos culturais durante os finais de semana, com uma programação que envolva artistas locais na estrutura da Orla Lagunar.

Almeida destacou que, com chegada do verão, o local está bastante movimentado e merece oferecer atrativos para movimentar a economia, o comércio e o turismo.

O presidente, Antônio Policial, leu um pedido do presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Ernesto Maranhão, Alexandre Lins, solicitando a substituição dos quebra-molas na quadra 14, que atualmente são de barro, por redutores asfálticos.

O presidente da Associação pediu ainda reforço na presença de agentes da guarda municipal na praça recém-inaugurada, que está sendo danificada e já tem brinquedos quebrados.

Estudantes do segundo ano da Escola Estadual Maria Antônia de Oliveira Santos enviaram ofício com uma proposta de Projeto de Lei para que o Legislativo entre com uma ação contra o descarte irregular de resíduos e fezes de animais nas vias públicas do município. Os estudantes detalharam que os locais de passeio público, jardins e outras áreas coletivas estão contaminados e deixando a população suscetível a contaminação de vírus e bactérias através dos dejetos.

O primeiro secretário propôs que seja apresentada uma Indicação ao Executivo pedindo o atendimento a demanda, além de solicitar que um representante da turma vá até a sede do Parlamento falar mais sobre o assunto.

No grande expediente, Manuel Almeida narrou o drama da família de um idosa do município que sofreu uma fratura óssea grave e tem encontrado dificuldades para ter o atendimento e tratamento. O vereador contou que a senhora recebeu os primeiros atendimentos na rede do município, foi encaminhada para o hospital da região Norte, mas não teve a cirurgia realizada pelo médico, que alegou “não ter recebido seu pagamento do governo estadual”.

Almeida afirmou que falta trato na equipe de saúde do município, que disse a família da idosa que a responsabilidade é do estado. Sobre o assunto, Roberto Lins, que trabalhou na saúde do município, afirmou que procedimentos de média e alta complexidade são de responsabilidade do estado e que existem cotas enviadas aos municípios que são muito limitantes e não atendem as necessidades da população.

Ainda com a palavra, Roberto Lins solicitou verbalmente que seja enviado ofício ao Executivo pedindo a manutenção nos portões do mercado público municipal.