Sessão tem aprovação de Indicações e discussão sobre o Fundo de Aposentadoria em atraso

26 de Fevereiro de 2021

Na sessão desta sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021, vereadores discutiram o atraso do mês de dezembro de 2020 do Fundo de Aposentadoria (Fapen) de Matriz de Camaragibe. O presidente Antônio dos Santos Policial informou aos colegas que esteve na sede do Fundo no dia anterior a Sessão e teve a confirmação do atraso da parcela de dezembro, deixada pelo gestor anterior.

O presidente informou que o prefeito, Fernando Cavalcante, divulgou que o pagamento referente ao mês de fevereiro dos aposentados e pensionistas está sendo liberado neste sábado (27), junto com 50% do valor do mês em atraso para quem recebe até 1 salário mínimo. A segunda parcela será paga no mês de março, junto com o pagamento do mês corrente.

Os vereadores Robertinho e Leunam reforçaram a gravidade da situação e pediram que os demais aposentados e pensionistas que estão acima da faixa do salário mínimo também recebam seus pagamentos.

Marcelo de Mendonça apresentou e teve aprovação em três Indicações: solicitando ao Executivo a colocação de sonorizadores na rodovia AL 101 Norte, em vários trechos da via; a colocação de redutores de velocidade (quebra-molas) na Travessa Dr. Manoel Mascarenhas e Avenida Emílio Garrastazu Médici e a preservação da área de abastecimento d’água do Conjunto Ernesto Maranhão (Campanha), através da construção de um muro de contenção na área dos poços.

Gesiel Dedi Evangelista apresentou e teve aprovação unânime no Requerimento ao Executivo solicitando a reabertura da Sala do Empreendedor/ SEBRAE. O espaço funciona como local de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam os processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos aos Microempreendedores Individuais (MEI).

O vereador apresentou ainda Indicação solicitando que o Executivo crie o programa de bolsa estágio municipal “Jovem Capacitado”, proposta para beneficiar alunos do ensino médio e profissional do município. A proposta foi aprovada.

Genilda Maria dos Santos teve aprovação na Indicação em que solicita a implantação de um caixa eletrônico no posto de atendimento municipal de Matriz de Camaragibe. A vereadora destacou que o equipamento vai ajudar na segurança das pessoas que precisam o serviço. Leunam reforçou a importância da Indicação e elogiou a iniciativa da colega.

Aprovada a Indicação de autoria de Roberto Lins para a construção de uma Central de Velórios do município para atender a população. O vereador reforçou que Matriz de Camaragibe não possui um local adequado para a realização de velórios na cidade. Robertinho também pediu a recomposição do centro de especialidades médicas do município.

Ronaldo Brito Nal Taxista do Nascimento apresentou e teve aprovação na Indicação para a colocação de dois redutores de velocidade (quebra-molas), um em frente ao Centro Juvenil Dom Bosco e o segundo em frente a Igreja Mundial.

Manoel Almeida Leunam apresentou e teve aprovação na Indicação que pede a recuperação de galerias que dão acesso as ruas do Conjunto Bom Jesus, ao lado do campo do Pelé. Segundo o vereador, o crescimento da região vem sobrecarregando as galerias, que estão esgotadas e a céu aberto.