Sessão especial aborda a necessidade do combate ao suicídio no Setembro Amarelo

24 de Setembro de 2021

A Sessão Ordinária desta sexta-feira, 24 de setembro de 2021, os vereadores deram espaço para a apresentação e discussão de um tema que tem destaque durante este mês: a prevenção e combate ao suicídio. O Setembro Amarelo, é uma data marcada no calendário nacional para tratar do assunto e trabalhar iniciativas que possam reduzir os casos em todo o país.

Os psicólogos João Paulo da Silva Nascimento e Jaidete Neta realizaram apresentação sobre o tema, tendo como ênfase as práticas educativas como primeiras medidas preventivas. Há, segundo os psicólogos, três tipos de classificação do comportamento suicida: a ideação suicida, a tentativa de suicídio e o suicídio consumado.

“São cinco os sinais do comportamento suicida: mostrar tristeza excessiva e isolamento; alterar o comportamento ou vestir roupas diferentes; tratar de assuntos pendentes; mudanças repentinas no comportamento e fazer ameaças de suicídio, além dos comportamentos sugestivos de desinteresse social, isolamento e afetos negativos”, destacou João Paulo.

Os números assustam. De acordo com o Centro de Valorização da Vida (CVV), estima-se que 50% daqueles que se suicidaram já haviam tentado previamente. Pacientes que passaram por tentativa previamente tem de cinco a seis vezes mais chances de realizar tentativas em consumar o ato. Entre os sintomas depressivos mais associados ao suicídio estão os prejuízos da autoestima, sentimentos de desesperança e incapacidade de e resolver enfrentar problemas.

Jaidete destacou que praticamente 100% dos suicidas tinham uma doença mental, muitas vezes não diagnosticada e não tratada.

“De fato, dos que morrem por suicídio, cerca de 50% a 60% nunca se consultaram com um profissional de saúde mental ao longo da vida. Por isso a importância das práticas educativas, da escuta especializada e do apoio constante, no sentido de acompanhar a condição da pessoa até perceber uma evolução no quadro”, destacou em sua apresentação.

Onde buscar ajuda?

Serviços de Saúde (CAPS e Unidades Básicas de Saúde)

Emergência (Samu 192, UPA, Pronto Socorro e Hospitais)

Centro de Valorização da Vida – CVV (188 ou www.cvv.org.br)

A Sessão contou com a participação das equipes das secretárias de Assistência Social, Saúde e Educação, além dos representantes do Conselho Tutelar do município. A trilha musical da Sessão especial contou com a participação da cantora Grazi Moura. Manuel Almeida parabenizou os secretários presentes, destacou o papel das escolas no trabalho preventivo com os jovens e a importância do fortalecimento de laços familiares para prevenção ao suicídio.

Antes do início das apresentações, Manuel Almeida Leunam informou que deverá apresentar, na próxima Sessão, proposta de Projeto que regulamenta o funcionamento de bares e restaurantes no município. O vereador destacou que é preciso que a cidade atue de forma mais ordenada com os empresários de estabelecimentos de todos os portes. Leunam considera que o município não possui um regulamento apropriado e convidou os empresários para participar da Sessão. Genilda Maria endossou a fala do colega, destacando que é preciso ampliar o debate com a sociedade.

O vereador solicitou verbalmente que seja enviado ofício ao Executivo solicitando a desobstrução da galeria de esgoto da Avenida Garrastazu.

Gesiel Dedi Evangelista propôs a realização de reunião em conjunto com o Executivo para tratar sobre o ordenamento do trânsito do município. O vereador destacou que a falta de organização causa transtornos e coloca a população em perigo. O presidente, Antônio Policial, lembrou que nos dias de feira, as ruas ficam intransitáveis.