Sessão debate temas na saúde, educação e infraestrutura do município

27 de Agosto de 2021

Na Sessão Ordinária desta sexta-feira, 27 de agosto de 2021, vereadores apreciaram as Indicações de Ronaldo José, que solicitou que sejam realizados os estudos necessários no sentido de realizar melhorias nos banheiros públicos dos postos de saúde, com a implantação de fraldários para a as crianças que frequentam os locais.

O vereador destacou que as mães que procuram atendimento médico têm dificuldade em realizar a limpeza das crianças nas unidades, sendo necessário um local adequado. A proposta foi aprovada.

Ronaldo José solicitou ainda que sejam realizados estudos necessários no sentido de realizar uma feira livre, comercializando diversos produtos, no Conjunto Bom Jesus. O vereador avalia que a região já possui o quantitativo de famílias o suficiente para gerar demanda aos produtos. A proposta foi aprovada.

Gesiel Dedi Evangelista apresentou Indicação em que solicita a distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade e às alunas das escolas públicas da rede municipal do município.

O vereador ressaltou que a falta de absorventes higiênicos também é causa de evasão escolar. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 01 em cada 10 meninas faltem à escola durante a menstruação. No Brasil, esse número é ainda maior: 01 entre 04 estudantes já deixou de ir à escola por não ter absorventes. A proposta foi aprovada.

A Indicação foi elogiada por Genilda Maria. A vereadora ressaltou que, após aprovação da proposta no Congresso Nacional, a possibilidade de implantação nos municípios torna-se real.

Para desdobrar mais sobre o assunto, a enfermeira Mônica Souza destacou as dificuldades dos profissionais da educação para lidar com a pobreza menstrual de adolescentes. Mônica apresentou um dado da Unicef que identificou que cerca de 22% das meninas carentes perdem até 45 dias de aulas durante um ano devido à falta de recursos para usar absorventes.

No grande expediente, Manuel Almeida Leunam pediu que fosse implantada uma faixa de pedestres na Orla Lagunar. O vereador pediu que a gestão municipal repense a proposta de desenvolvimento do município. ele afirmou que a população clama por geração de empregos, o que poderia ser resolvido com a construção de um polo destinado ao comércio e a atração de indústrias na cidade.

Roberto Lins solicitou que seja enviado ao município Pedido de Providência para organização do trânsito da Rua Doutor Luiz Moreira, em frente aos supermercados Boa Esperança e do Zai. Segundo o vereador, o fluxo de carros a caminhões para descarga de produtos é intenso e congestiona o local, trazendo transtornos a motoristas, pedestres e moradores do local.

Outra solicitação trata do ordenamento das barracas da feira livre do município. De acordo com Roberto Lins, as estruturas são montadas no dia anterior a feira, e atrapalham o trânsito no horário de maior fluxo das ruas.

Ao final da Sessão, o presidente, Antônio Policial, destacou que pretende cobrar a gestão municipal o andamento das Indicações, Pedidos de Providência e outros atos do Legislativo. O vereador destacou que a prefeitura tem trabalhado bem, mas precisa concluir os serviços iniciados. O presidente usou como exemplo um Pedido feito por ele para colocação de lâmpadas em toda a Zona Rural e que foi atendido parcialmente.