Professores pedem apoio a Câmara para receber rateio do precatório do FUNDEB

25 de Outubro de 2019

O auditório da Câmara de Matriz ficou lotado com a presença dos professores do município, que estiveram na Casa para pedir apoio dos parlamentares na reivindicação pelo pagamento de 60% sobre os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) recebidos pelo município.

O vereador Ediel Evangelista apresentou Indicação para formar e homologar acordo para o pagamento dos servidores da educação. O parlamentar requereu também a realização de audiência pública para que o Executivo apresente o plano de ação para uso do recurso da pasta.

O presidente da Câmara, Antônio Santos, reforçou que o pedido para a realização da audiência será feito com a máxima urgência e deverá ser acompanhado por todos os vereadores. O presidente disse que convocará o Ministério Público e o Sindicato da categoria para que todas as possibilidades de negociações e direitos sejam preservadas.

O tema predominou a pauta da Casa. A vereadora Silvaneide Bonfim aderiu ao chamado do presidente e colocou-se à disposição dos professores. “Absurdo que os professores estejam com salários tão defasados”.

O vereador Mário Galdino, líder do governo, lembrou aos presentes que os recursos do Fundo recebidos pela prefeitura como precatórios representa a devolução de uma contrapartida aplicada município para completar os recursos da educação.

O vereador Manuel Almeida disse que o plano de ação da Prefeitura está dividido em quatro pontos: valorização dos profissionais da educação; formação; práticas pedagógicas e avaliações e por último, infraestrutura e uso de tecnologia. Ele parabenizou a mobilização dos professores.