Prevenção ao suicídio e canais de apoio em Matriz são apresentados em audiência pública

09 de Setembro de 2022

Na sexta-feira, dia 09 de setembro de 2022, vereadores promoveram audiência pública para tratar sobre o “Setembro Amarelo”, mês de conscientização e prevenção ao suicídio. A atividade foi solicitada pelo presidente da Câmara, Antônio Policial.

A atividade foi presidida pelo vereador Manuel Almeida, que é psicólogo. Na abertura, o vereador destacou que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, o suicídio está entre as 10 causas de óbito no mundo.

“Muitas vezes, a pessoa vem dando sinais em que não está bem, que precisa de ajuda. É necessário certa sensibilidade de cuidado para evitar que a pessoa busque uma alternativa tão radical”, destacou Almeida, abordando outros indicadores mundiais e exemplos do município.

A servidora da Câmara e psicóloga, Jaidete Neta, promoveu uma apresentação detalhada do assunto.

“A cada 40 segundos, no mundo, uma pessoa tira sua vida. Existe um tabu e, durante muitos anos, conversar sobre isso era tido como estímulo ao ato. Quando existe um desequilíbrio no indivíduo e, se houver a intervenção nesse momento, a chance de recuperação é enorme”, explicou.

Jaidete também apresentou um histórico sobre a data, fez uma apresentação dos diferentes tipos de transtorno, bem como as principais características para identificar pessoas que precisam de ajuda.

As assistentes sociais do Centro de Referência Especializado em Assistência (CREAS), Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), do município de Matriz de Camaragibe, estiveram presentes na audiência.