Plano Municipal Pela Primeira Infância é apresentado em audiência na Câmara

25 de Novembro de 2022

Na última sexta-feira, 25 de novembro de 2022, a Câmara promoveu Audiência Pública para apresentação do Plano Municipal Pela Primeira Infância. Além do presidente e dos vereadores, estiveram presentes os Secretário de Saúde, Roney toledo, de Educação, Ana gomes, além da representante da Assistência Social, Livia, e da Defensoria Pública, Marcos Willians.

A apresentação do plano é uma das etapas para obtenção da certificação do Selo UNICEF. O Selo é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

A articuladora do município, Elga Lira, apresentou os detalhes do Plano, que tem duração até o 2024. Matriz está entre os 81 municípios alagoanos integrantes do projeto.

Ao obter o selo, o município assume a responsabilidade em efetivar políticas públicas de apoio a crianças e adolescentes. A articuladora apresentou as principais ações realizadas pela gestão para proteger os grupos. “Uma boa saúde, assistência e educação contribui para o crescimento de um adulto saudável”, destacou.

A metodologia inclui o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de ações que ajudem o município a cumprir a Convenção sobre os Direitos da Criança, que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).