Novembro Azul: Câmara promove audiência pública para tratar da saúde do homem

17 de Novembro de 2023

A importância do cuidado e de medidas de prevenção ao câncer de próstata foram temas da audiência pública realizada na última sexta-feira, 17 de novembro de 2023, na sede do parlamento, como programação das ações alusivas ao novembro azul no município de Matriz de Camaragibe.

O presidente, Antônio policial, abriu a sessão trazendo um histórico da criação da data como marco referencial para tratar do assunto saúde do homem em todo o mundo. “Aqui no Brasil, em 2008 e desde então são realizadas diversas ações preventivas em todo o país no mês de novembro”, destacou, afirmando que o pai foi vítima da doença, mas superou graças ao atendimento adequado.

Em seguida, o presidente convidou o enfermeiro e diretor da vigilância em saúde do município e do Hospital do Norte, Bertho Alexandre, para apresentar mais detalhes aos participantes da audiência realizada de forma presencial e remota, pelo YouTube. O técnico destacou que o dia 17 é o dia internacional de prevenção e combate ao câncer de próstata.

O enfermeiro destacou que os homens vivem em média 7 anos a menos que as mulheres e destacou que embora os serviços de saúde estejam muito mais acessíveis de forma gratuita, na rede pública de saúde, a maioria dos homens sequer passou por um urologista. O técnico apresentou os detalhes do que é a próstata e como ela funciona, sintomas, fatores de risco, entre outros aspectos.

Também tratou do assunto a psicóloga e servidora da Câmara, Jaidete Neta, que apresentou uma série de indicadores sobre a doença no Brasil, que é segunda causa de morte de câncer entre os homens. Neta reforçou a importância de superar os tabus relacionados ao preconceito para a realização de exames de rotina e prevenção da doença.