Indicações pedem a criação da secretaria de Turismo e implantação do selo SIM

09 de Junho de 2023

Na Sessão Ordinária realizada neta sexta-feira, 09 de junho de 2023, a Mesa Diretora recebeu e enviou as Comissões para análise e emissão de pareceres, a proposta de Projeto de Lei que estabelece o uso dos recursos públicos para o ano de 2024.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), reúne detalhes sobre o uso dos recursos públicos no curto prazo, definindo as ações para o ano seguinte. A LDO é construída com base no orçamento do ano anterior, que serve de base para a elaboração do projeto de lei de Diretrizes Orçamentárias, vigente após aprovação nos poderes Legislativo e Executivo.

Nas pautas da Casa, aprovado o Requerimento apresentado por Gesiel Evangelista, que solicita a realização de audiência pública, no próximo dia 23, para tratar da temática do junho violeta, campanha de combate à violência contra a pessoa idosa.

Evangelista apresentou ainda a Indicação em que pede a criação da secretaria Municipal de Turismo, com o objetivo de evoluir nas políticas de fomento e incentivo ao desenvolvimento do setor em Matriz. A proposta foi elogiada entre os pares e aprovada por unanimidade.

Manuel Almeida apresentou Indicação que pede o funcionamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), responsável por garantir a segurança alimentar, assegurando a qualidade dos produtos alimentícios que são produzidos no município e que chegam até a mesa do consumidor.

Ele certifica através de seu selo, aqueles produtos que foram elaborados com a devida qualidade higiênica e sanitária. O vereador destacou que há empreendimentos de médio e grande porte que estão produzindo em grande escala e vão precisar, em breve, do selo. A proposta foi aprovada.

Aberto expediente, Gesiel Evangelista solicitou verbalmente a reavaliação das obras de alguns trechos da ciclovia na orla e a colocação de canaletas em ruas da cidade. O vereador disse que presenciou um cadeirante ser ajudado por uma terceira pessoa por não conseguir passar, devido ao tamanho do buraco. Evangelista afirmou que idosos já caíram em alguns pontos com problemas.

Manuel Almeida solicitou envio de ofício para a Infraestrutura, solicitando a realização de obras de drenagem nas vias da comunidade Lages, zona rural da cidade. Almeida pediu explicações sobre a falta de manutenção nos transportes escolares da cidade.

O vereador voltou a denunciar um veículo que está parado, quebrado há meses e o atraso no repasse do aluguel social, que tem levado as famílias que aguardam moradia do Executivo ao desespero, com medo do despejo.

O presidente, Antônio Policial, destacou que reforçou junto aos gestores a situação dos veículos dos alunos e os prejuízos causados aos estudantes.

Ronaldo José falou da visita dos representantes do turismo para avaliar o potencial da cidade e propor políticas de incentivo ao setor.