Executivo envia propostas do PPA e a LDO 2022 de Matriz de Camaragibe

21 de Junho de 2021

Na Sessão Ordinária desta sexta-feira, dia 19 de junho de 2021, vereadores receberam do Executivo a proposta de Projeto de Lei que dispõe sobre o Plano Plurianual do município de Matriz de Camaragibe para o quadriênio de 2022 - 2025.

A Câmara recebeu ainda a proposta de Projeto de Lei que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para elaboração e execução do Orçamento para o exercício financeiro de 2022. As matérias seguiram para as Comissões de Legislação, Justiça e Redação e Finanças e Orçamento para análise e emissão de parecer.

Gesiel Dedi Evangelista apresentou proposta de Projeto de Lei que cria o Programa Escolinha Municipal de Esportes, iniciativa que visa garantir o acesso ao esporte e lazer a crianças e jovens do município, auxiliando no desenvolvimento e crescimento humano. A matéria seguiu para análise das Comissões.

Dentre os esportes propostos pelo PL, a prática de futebol, futsal, basquete e atletismo. Dedi destacou que um jovem matrizense, ganhador de vários prêmios estaduais, foi trabalhar em Goiás para ter a oportunidade de praticar o esporte. Dedi destacou que há diversos times que precisam fazer vaquinha para participar das competições esportivas representando o município.

Entre as pautas da Casa, Genilda Maria dos Santos apresentou Indicação em que solicita do Executivo a criação da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, com o objetivo de receber, examinar denúncias de violência e discriminação contra a mulher e as encaminhar aos órgãos competentes, garantindo também suporte especializado para o gênero.

Na defesa da proposta, a vereadora, a única mulher da Casa, destacou que as mulheres precisam desse suporte personalizado e mais acolhedor. Genilda citou ainda alguns dispositivos da Lei Maria da Penha, que tem, entre suas diretrizes, a criação de uma secretaria de apoio a mulheres e famílias vítimas da violência. A proposta foi aprovada.

Ronaldo Jose Brito, Nal Taxista, apresentou Indicação e teve aprovação solicitando a necessidade da disponibilidade de espaço para inclusão de barracas na orla lagunar para exposição das artes confeccionadas pelos artesãos da Associação de Artesão de Matriz, ARTETRIZ. A ideia é contribuir para o fomento da economia dos pequenos empreendedores e divulgar os trabalhos artísticos do município.

Roberto Lins apresentou Indicação para a necessidade da elaboração de um plano de arborização e paisagismo na região da orla lagunar. O vereador destacou que o projeto foi concluído após oito anos de duração e por isso a importância da recuperação da fauna e flora da área lagunar para proteção e preservação do local.