Câmara promove palestra sobre a conscientização para detecção e tratamento do câncer de mama e do colo de útero

22 de Outubro de 2021

Com o objetivo de contribuir para as ações alusivas ao Outubro Rosa, a Câmara de Matriz de Camaragibe promoveu, nesta sexta-feira (22), palestra para tratar da conscientização para detecção e tratamento precoce no câncer de mama e do colo de útero, compartilhando informações que ajudam a cuidar de centenas de mulheres em todo o mundo.

A proposta foi da única vereadora da Casa, Genilda Maria, que apresentou Indicação na Sessão Ordinária. A palestra foi ministrada pela enfermeira Érica Belo.

A enfermeira afirmou que as chances de cura, quando o tratamento é iniciado logo após o diagnóstico, chega a 90%. Belo destacou os diversos tipos e tempos de desenvolvimento da doença e colocou o autoexame como uma das principais estratégias para perceber que algo não vai bem.

“O período ideal para esse toque é a partir de 7 dias após a menstruação, quando as mamas não estão afetadas pela interferência hormonal. Esse toque pode ser feito todos os meses, em frente ao espelho. Alterações na estrutura, textura, simetria, secreções, qualquer mudança, mesmo que sutil, podem chamar a atenção”, destacou.