Câmara promove Audiência Pública para tratar da violência contra a mulher

26 de Agosto de 2022

Visando a prevenção e o combate a violência contra a mulher e a família, a Câmara de Matriz de Camaragibe promoveu, no dia 26 de agosto de 2022, audiência pública para apresentação das ações desenvolvidas pelo município e estado para amparar as vítimas das violências.

A audiência foi proposta pelo vereador Gesiel Evangelista e contou com as participações dos vereadores, das psicólogas Jaydete Neta e Júlia Lira e da advogada Geise Moura, além da secretária de Assistência Social do município, Iolanda Evangelista e do vice-prefeito, Ramon Dantas.

As palestrantes ressaltaram a importância de identificar os diferentes tipos de violência e da denúncia nos canais oficiais para coibir abusos contra as mulheres e punir agressores, independente da faixa etária e condição social.

A vereadora Genilda Maria destacou o significado e a importância de se discutir o assunto neste mês de agosto, mês alusivo a prevenção e o combate à violência contra o gênero.

O mês foi escolhido por conta da promulgação da Lei Maria da Penha, instrumento legal que apresenta mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher.

Também esteve presente o representante da Defensoria Pública, Marcos Lima. Ele explicou que, embora o serviço da Defensoria seja para pessoas em vulnerabilidade social, qualquer vítima de violência pode recorrer ao órgão para denunciar. Para as mulheres que dependem financeiramente de seus companheiros, com a comprovação do crime, a vítima tem o direito a receber pensão alimentícia.

O presidente, Antônio Policial, destacou que os casos em que a vítima silencia ainda são a maioria e relatou experiências de quando atuava na Polícia Militar, destacando a necessidade de não silenciar diante do crime, que afeta a toda a família e sociedade.