Câmara promove audiência do Junho Violeta de proteção a pessoa idosa

23 de Junho de 2023

Com o objetivo de promover o “Junho Violeta”, mês de mobilização para a proteção das pessoas com 60 anos ou mais, a Câmara de Matriz de Camaragibe promoveu, no dia 23 de junho, audiência pública para abordar o assunto.

Conduzindo os trabalhos, compuseram a mesa, dirigida pelo vereador Gesiel Evangelista, a secretária de Assistência Social, Iolanda Evangelista, os representantes da Defensoria Pública, Manuel Correia e Marcos Lima, o pároco da igreja católica, Diego Vanzeta, a coordenadora do Creas, Layane Santos e a representante do Serviço de Convivência, Maria das Dores.

A audiência teve entre seus objetivos abordar o Pacto Nacional de Implementação da Política de Direitos da Pessoa Idosa. O objetivo é oficializar a criação de conselhos de direitos e fundos municipais voltados ao segmento, além de capacitar conselheiros e fortalecer a rede de proteção de direitos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa instituíram o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Com a cor violeta como símbolo, durante o mês são realizadas ações por todo o mundo.

De acordo com o defensor Manuel Correia, Dados do IBGE apontam que o município de Matriz possui 23 mil habitantes, com uma população majoritariamente jovem, tendo menos de 2 mil idosos. Numa proporção de 10 jovens para 1 idoso. “Precisamos pensar no futuro de Matriz, assim como nos que são idosos neste momento”, destacou, falando das prioridades, parâmetros legais e financeiras que protegem esse grupo.

A secretária de Assistência Social destacou que atualmente há 80 idosos atuando no grupo de apoio e atividades da pessoa idosa, com ações de lazer, saúde, cultura e assistência. A secretária destacou que o centro de referência do município conta com uma equipe multidisciplinar para apoiar a pessoa idosa que seja vítima de qualquer violência.

O presidente, Antônio Policial, parabenizou a apresentação do defensor e destacou que a Câmara está sempre à disposição para atender as demandas sociais.