Câmara cria comissão para apurar dificuldades de abastecimento de água no município

05 de Maio de 2023

A Câmara de Vereadores, através de solicitação do vereador Manuel Almeida (Leunam), promoveu, nesta sexta-feira (05), audiência pública para discutir as dificuldades de abastecimento de água e as alternativas para reverter a situação no município.

Embora tenham sido convidadas, a direção da Casal e da Verde, gestoras do abastecimento, enviaram ofício 24 horas antes da audiência solicitando adiamento. A solicitação não foi acatada pela Câmara.

Durante a audiência, Leunam destacou que a população sentiu o impacto do aumento dos valores de fornecimento das contas enquanto o abastecimento segue precário e com reservatórios insalubres. Diante da ausência de representantes das empresas, os vereadores votaram pela criação de uma comissão para aprofundar o debate e buscar uma solução definitiva.

“A verde alega que é distribuidora, enquanto a Casal é a responsável pela captação e tratamento das águas. Precisamos saber detalhes desse processo de privatização das águas, uma vez que essa medida foi implementada pelo governo do estado, não passando pelas Câmaras dos municípios”, destacou o vereador.

Roberto Lins e Havilá Nascimento destacaram a falta de interesse da Casal e da Verde em discutir o tema e propôs que a Câmara acione o Ministério Público para mediar a situação. “Os valores saíram de R$60 para R$200 reais para uma habitação simples. Além do aumento, a falta de abastecimento regular e a ausência de acesso a empresa torna a situação inviável”, disseram.

Genilda Maria ainda questionou a falta da troca dos medidores de água. A Gestora disse que sua conta de água, que era em média de R$280, passou para R$1 mil reais. Ao procurar a empresa pedindo revisão da conta, ela não teve acesso a equipe.

Gesiel Evangelista lamentou a ausência da população na audiência. “Levamos a culpa por algo que não temos alcance e quando provocamos a participação social, infelizmente nosso plenário fica vazio”, disse.

O presidente, Antônio Policial, parabenizou a iniciativa do colega em promover o debate e dar o devido andamento a situação. Mesmo não sendo de responsabilidade do Legislativo Municipal, os vereadores querem contribuir para superar o problema.