Câmara aprova Projeto que institui o piso salarial da enfermagem no município

15 de Setembro de 2023

A Câmara de Vereadores de Matriz de Camaragibe aprovou, em sessão ordinária realizada nesta sexta-feira, dia 15 de setembro de 2023, o Projeto de Lei que repassa o recurso de assistência financeira que trata do piso salarial nacional da enfermagem para parteira, auxiliares, técnicos e enfermeiros do município.

A matéria foi aprovada em regime de urgência, sendo devolvida para sanção do Executivo e aplicação imediata. Profissionais e o secretário de saúde do município, Rones Toledo, estiveram presentes na sessão.

O presidente, Antônio Policial, e os vereadores Manuel Almeida, Gesiel Evangelista, comemoraram a aplicação do projeto e destacaram a atuação do Legislativo para dar celeridade na discussão e aprovação da matéria. Com a palavra, Genilda Maria lembrou que o município ainda precisa fazer a mudança de nomenclatura, atualizando os cargos de acordo com a formação atual dos trabalhadores.

Entrou para análise e emissão de pareceres das Comissões Legislativas a proposta de Projeto de Lei que define o orçamento para o exercício de 2024.

Entre as pautas da Casa, aprovada a Indicação de autoria de Gesiel Evangelista que pede a reforma do Hospital Luiz Arruda. Na defesa da proposta, o vereador destacou que já recebeu a informação de que a unidade hospitalar, que é referência no município, vai entrar em reforma em breve.

Roberto Lins apresentou e teve aprovação na Indicação que pede o conserto e reparação de parte do calçamento da rua do Pau d’ Arco, no trecho entre o Banco do Brasil e a Casa Lotérica. O vereador destacou que a demanda é da população, que sofre o transtorno do buraco que atrapalha o fluxo de carros e motos no local.

Manuel Almeida solicitou verbalmente que seja enviado ofício ao Instituto de Previdência do município cobrando informações sobre o prazo para liberação da aposentadoria do servidor. O vereador justificou dizendo que recebeu diversos relatos de que há trabalhadores que chegam a esperar um ano para ter acesso ao benefício.

Gesiel Evangelista solicitou envio de ofício pedindo explicações sobre cobranças de contas de água enviadas a população que não tem o fornecimento regular do item. De acordo com o vereador, há famílias que estão recebendo cobranças na ordem de R$400 sem ter uma gota de água saindo das torneiras. O caso está sendo acompanhado pelo Ministério Público.