Audiência Pública fala sobre a importância do Outubro Rosa para a saúde da mulher

11 de Outubro de 2022

Promovida no último dia 7 de outubro, a audiência pública sobre o Outubro Rosa foi presidida pela vereadora Genilda Maria. Fizeram parte da mesa a assistente social Joseilda Livino, a farmacêutica Silvia, a técnica em enfermagem Rivalda, a dentista Rafaela, além da coordenadora do Creas, Laiane.

Livino realizou a palestra detalhando o que é o câncer de mama. A assistente social destacou que a vergonha em responder pesquisas e investigações vem contribuindo para a manutenção dos altos índices da doença, dificultando o tratamento e a ação de políticas públicas de combate ao problema.

Se diagnosticado e tratado precocemente, o índice de recuperação ultrapassa 95% dos casos. O Brasil é um dos países em que a detecção acontece de forma mais tardia. A profissional informou que o município possui uma rede pronta a ajudar.

Rivalda fez uma simulação do auto teste da mama para mostrar ao público presente os pontos importantes de percepção de qualquer irregularidade na região, que não deve ser ignorado. A profissional ainda levou relatos de mulheres que venceram a doença.

A vereadora agradeceu a presença das convidadas, e destacou a importância das mulheres estarem sensíveis aos sinais do câncer. O presidente, Antônio Policial, agradeceu as presenças e lembrou que a Câmara vem promovendo ações anuais de conscientização e prevenção da doença.