Audiência Pública discute horários de funcionamento de estabelecimentos do município

10 de Junho de 2022

A Câmara promoveu, no dia 10 de junho de 2022, audiência pública para tratar sobre a regulamentação dos horários de funcionamento de bares, restaurantes e congêneres no município de Matriz de Camaragibe.

A audiência foi proposta pelo vereador Manuel Almeida, que apresentou Projeto de Lei que dispõe da organização dos horários com o objetivo de regulamentar as atividades noturnas da cidade, atendendo a uma demanda dos proprietários desses tipos de estabelecimentos e da própria sociedade civil organizada.

Outro ponto levantado pelo vereador foi relacionado aos alvarás de funcionamento desses estabelecimentos, que passaram a ser negados pela prefeitura justamente pela falta de um instrumento de regularização.

A proposta é instituir o projeto e que ele seja absorvido pelo Executivo, que passa a usar a Lei para ordenar e fiscalizar os estabelecimentos e contou com as presenças de representantes da Polícia Militar, do Ministério Público, Defensoria Pública, do Executivo, com a presença do vice-prefeito, Ramon Dantas, além dos representantes dos estabelecimentos e a sociedade.

Entre os principais itens da proposta, fica estabelecido o encerramento bares e restaurantes até às 3h da madrugada. Boates sem isolamento, buffets, casas de eventos e recepções, shows sem isolamento acústico funcionam até às 2h e com isolamento até às 3h. Lojas de conveniência ou qualquer outro estabelecimento de funcionamento 24h podem vender bebidas alcoólicas até às 2 horas da madrugada. Cafeterias não podem vender bebidas alcoólicas.

Festividades como padroeira, emancipação, carnaval, São João, e demais festas de rua também passariam a ter às 3h da manhã como hora limite para funcionar. Apenas o ano novo não teria horário limite para terminar.