Audiência Pública discute e aponta políticas públicas para a juventude de Matriz de Camaragibe

05 de Novembro de 2021

Apontar estratégias que possam ampliar caminhos seguros e saudáveis para a juventude de Matriz de Camaragibe foi o propósito da Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira, 05 de novembro de 2021, no plenário do Legislativo.

Durante a abertura da atividade, Gesiel Dedi Evangelista, propositor da audiência, informou que fez uma consulta na Secretaria Nacional da Juventude, que apontou a criação de uma coordenação municipal para trabalhar ações mais efetivas.

Embora seja um tema recorrente na Câmara, até o momento muitos projetos não conseguiram sair do papel. A expectativa é que a atual gestão, cujo prefeito é um dos mais jovens do país, possa contribuir para a evolução de ações que atendam a esse público.

“Estamos buscando alternativas para tirar esses jovens da ociosidade. Já possuímos uma ferramenta muito importante, que é o Centro Juvenil Dom Bosco, que vem buscando parcerias fora do município com o objetivo de manter os projetos funcionando. Estamos perdendo nossos jovens para áreas que não são de interesse das famílias da nossa cidade”, destacou Dedi.

Presente na audiência, o coordenador do Centro Juvenil Dom Bosco, Padre Gilberto, informou que após 15 anos com as atividades limitadas, o local recebeu melhorias e voltou a ofertar cursos e oficinas para jovens que estão vinculados a projeto envolvendo o Centro, a Rádio Camaragibe FM e a Filarmônica Bom Jesus.

Adriela Araújo e Silas deram seus depoimentos sobre os resultados colhidos graças as oportunidades proporcionadas pelos projetos. Além deles, jovens atendidos pelo Centro Juvenil estiveram presentes na Audiência, o que demonstra que com apoio e conhecimento a vida ganha nova perspectiva.

Manuel Almeida Leunam destacou a apresentação de sua Indicação que prevê o repasse de incentivos financeiros para a manutenção e o aumento da capacidade de ação do Centro Juvenil.

Davi Cavalcante, representante do Conselho Estadual da Juventude e Coordenador de Juventude da cidade de Maragogi, falou sobre o Sistema Nacional de Juventude, a posse e a reativação do Conselho da Juventude em Alagoas.

O gestor afirmou que Matriz pode criar um setor e fazer adesão ao termo, o que viabiliza a participação de programas, editais e projetos. Davi falou sobre a necessidade de conhecer o estatuto da juventude. O documento, que possui apenas 8 anos, apresenta direitos e deveres dos jovens.

O presidente, Antônio Policial, destacou os esforços dos vereadores para aprovar e dar os encaminhamentos necessários aos projetos de interesse dos jovens do município. O vereador agradeceu a grande participação e ressaltou que a Câmara está sempre disponível para promover os debates de interesse da sociedade.

Estiveram presentes o presidente da Câmara, Antônio Policial, os vereadores, o vice-prefeito, Ramon Dantas, representante do Secretário de Administração, Sandro, a Secretária de Assistência Social, Iolanda Evangelista, a procuradora do município, Isis Bismark, um representante da Orquestra Filarmônica Bom Jesus, a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Dilean.