Audiência Pública apresenta o Orçamento 2023 de Matriz de Camaragibe

12 de Dezembro de 2022

No dia 09 de dezembro de 2023, a Câmara de Matriz de Camaragibe realizou audiência pública para apresentação da Lei Orçamentária Anual, que inclui o orçamento público para gestão do município no ano de 2023.

O valor estimado é de R$124.487.666,05 (cento e vinte quatro milhões, quatrocentos e oitenta e sete mil seiscentos e sessenta e seis reais e cinco centavos). Novos recursos poderão ser suplantados, a medida da necessidade de aporte ou remanejamento de para outra área da gestão.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias estabelece que o percentual de até 7% está destinado a manutenção dos trabalhos do Legislativo. Esse percentual é aplicado sobre as receitas oriundas da União, Estados e Municípios.

Os dados referem-se as estimativas de receitas, fontes de financiamento e fundos, além da apresentação das despesas, ou seja, onde serão aplicados os recursos dentro das áreas de responsabilidade do poder público: saúde, educação, assistência, infraestrutura, entre outros.

A realização da audiência por parte do Legislativo está entre as etapas para validação do orçamento, uma vez que garante a participação popular dando ao cidadão o acesso aos instrumentos de gestão pública.

O presidente destacou que o momento é de grande importância para a sociedade, uma vez que apresenta os valores de receitas e despesas, além de promover a participação da comunidade “O cidadão passa a acompanhar a aplicação e uso dos recursos”, destacou Antônio Policial.