Adicional de periculosidade, ações na saúde e Fapen entram na pauta da 15ª sessão

04 de Junho de 2021

Na Sessão Ordinária do dia 04 de junho de 2021, vereadores receberam e aprovaram as Indicações de autoria de Manuel Almeida Pinto Leunam, que solicitou a inclusão do adicional de periculosidade nos salários dos eletricistas, considerando o grau de exposição e os riscos associados a função, além da utilização do carro fumacê contra o mosquito aedes aegypti e a limpeza dos bueiros do esgotamento do município.

No grande expediente, Genilda Maria relatou que a população tem feito queixas sobre o tratamento dado pelos profissionais da atenção básica. A vereadora explicou que os relatos têm em comum situação de constrangimento e grosserias e pediu que o Executivo avalie a conduta e chame atenção das equipes da saúde sobre a importância de tratar os cidadãos com respeito e deferência.

O presidente Antônio Policial destacou a importância de nominar as pessoas que estão praticando este tipo de conduta e enviar a secretaria de saúde do município.

Sobre a situação das aposentadorias do Fapen, Leunam Almeida chamou a atenção para a importância da regularização das gratificações dos servidores do município, a fim de evitar uma crise financeira relativa à disparidade nos descontos dos valores das remunerações dos servidores no presente e aposentados no futuro.

Gesiel Dedi Evagelista propôs que fosse montada uma comissão junto ao Fundo para analisar melhor a situação através de reuniões para alinhar a demanda dos servidores junto ao órgão sem a necessidade da burocratização da situação. Ele fez uma Indicação verbal para a revitalização do chafariz em frente ao supermercado da Juce. O local é utilizado pelas famílias para a coleta de água potável e está em péssimas condições.

Roberto Lins destacou que os servidores estão pagando a previdência e apesar disso estão com dificuldade em se aposentar.

Nal Taxista solicitou que a prefeitura organize um cronograma para o pagamento do terço de férias dos servidores do município. Segundo o vereador, os trabalhadores precisam enfrentar burocracia para requerer ao benefício. Ele pediu ainda que o Executivo restabeleça o serviço de coletas clínicas para a gestante e melhore a manutenção dos carros da gestão.